Wednesday, February 08, 2006

Hércules:




Hércules maior de todos os heróis gregos, era filho de Zeus e Alcmena.
Nascido, o jovem Hércules rapidamente revelou o seu potencial heróico. Enquanto ainda no berço, estrangulou duas serpentes que a ciumenta Hera, esposa de Zeus, tinha mandado para atacar o seu meio-irmão Iflico. Enquanto ainda menino, matou um leão selvagem. Na vida adulta, as aventuras de Hércules foram ainda maiores e mais espectaculares que a dos outros heróis. Por toda a antiguidade ele foi muito popular.


Hércules realizou doze famosos trabalhos sob o comando de Euristeu. Existem varias explicações da razão pelo qual Hércules se sentiu obrigado a realizar tais pedidos.
Os seis primeiros trabalhos passaram-se no Peloponeso, os últimos levaram Hércules a vários lugares do mundo grego e além. Durante os trabalhos Hércules foi perseguido pelo ódio da deusa Hera.

O primeiro trabalho de Hércules foi matar o leão de Nemeia. Hércules lutou e acabou por estrangulá-lo só com as suas mãos. O segundo exigiu a destruição da Hidra de Lerna, uma cobra aquática com varias cabeças que também conseguiu matar. Em seguida a pedido de Euristeu capturou um javali. Hércules levou um ano para realizar o trabalho a seguir, que era capturar a Corça do Monte Carineu. Esse animal parecia ser mais tímido do que perigoso. Não está muito claro como Hércules enfrentou este desafio: uma pintura de um veneno mostra Hércules atacando-os com um tipo de estilingue, mas outras fontes dizem que o abateu com um arco e flecha. O último dos seis trabalhos foi limpeza de currais e mais uma vez Hércules o resolveu.

Outros dos três trabalhos propostos a Hércules também os conseguiu realizar.
Os últimos trabalhos foram executados fora do mundo grego e compridos com sucesso como todos os outros, a excepção do último que não se sabe ao certo o final. Alem dos doze trabalhos, muitos outros feitos heróicos e aventuras foram atribuídos a Hércules.

Hércules era muito leal aos seus amigos e era considerado o super-homem grego.
O fim de Hércules foi caracteristicamente dramático...acabou por morrer ao vestir uma túnica, que se suspeita ter algo que o possa ter envenenado...


Ao nome de Hércules liga-se todo num conjunto de lendas romanas, sobretudo etiológicas e topográficas. Estas lendas estão longe de se apresentarem coerentes. Atribui-se a Hércules alguns grandes trabalhos e, designadamente, a construção de um dique e duma estrada de oito estádios de comprimento, separando o mar lago Lucrio, na Campânia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home